Projetos

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Origem: Foi criado este serviço onde são atendidas crianças de 07 a 11 anos de idade, em situação de vulnerabilidade e risco social, encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social ou demanda espontânea. Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária por meio de experiências lúdicas, culturais e esportivas; bem como propiciar experiências que favoreçam o desenvolvimento da sociabilidade e a prevenção de situação de risco social.

Objetivo: O Serviço auxilia no fortalecimento de vínculos das famílias deste território com ação articulada com o CRAS e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. É importante ressaltar que se trata de um trabalho social onde espera-se redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social, aumento de acessos a serviços socioassistenciais e setoriais, melhoria da qualidade de vida das famílias residentes no território de abrangência do CRAS, onde poderão expor sua cultura advinda de outros Estados.

As famílias tem acesso ao Serviço através:

- procura espontânea;

- busca ativa;

- encaminhamento da Rede Socioassistencial Municipal;

- encaminhamento das demais políticas públicas e por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Após a entrega da documentação são realizadas análises da situação da criança e entrevista com o membro familiar responsável, sendo concedida a vaga.

Público Alvo: crianças de 07 a 11 anos. 

 Quantidade de pessoas atendidas: 01 coletivo (até 30 crianças)

 Dia/Horário/Periodicidade: terça e quintas-feiras, das 8h as 10h e 15h30 às 17h30.

 

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

Origem: O projeto iniciou-se junto com a Escola Profissionalizante, com a finalidade de complementar a formação profissional dos alunos: adolescentes, jovens e adultos, a partir dos 14 anos, e oferecer-lhes um diferencial na qualificação profissional com relação ao exercício da cidadania ativa, por meio da reflexão sobre direitos e deveres, de forma a torná-los mais conscientes e preparados para exercer seu protagonismo social. Até o ano 2010, o Núcleo de Extensão Comunitária (Necom) da UniSantos era responsável pelo projeto Educação para a Cidadania. Hoje, para ministrar as aulas, são convidados profissionais da Universidade Católica de Santos e de outras Instituições da Baixada Santista. O projeto se solidifica a cada ano como um diferencial na formação oferecida pela Escola Profissionalizante, agregando novos conhecimentos, oportunidades de reflexão e desenvolvimento da consciência crítica sobre os problemas enfrentados no cotidiano, preparando para o exercício da cidadania, favorecendo a convivência, a mudança de hábitos e atitudes, e ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Objetivo: O projeto visa facilitar a formação de Agentes de Cidadania, no sentido de capacitá-los a atuar em suas respectivas comunidades no desenvolvimento de processos participativos que possibilitem a reflexão sobre a atualidade em que vivem, a tomada de consciência da conjuntura social, a organização comunitária e o encaminhamento de ações direcionadas à defesa e à garantia universal dos Direitos Fundamentais de Cidadania.

Público Alvo: Todos os participantes dos Cursos da Escola Profissionalizante Irmã Maria Dolores -VIP.

 

PROJETO DIA DA CIDADANIA ATIVA

Origem: Esse trabalho, inicialmente realizado em parceria com a UniSantos/Necom, a Prefeitura Municipal de São Vicente, a Pastoral da Criança, a Pastoral da Juventude, o Grupo de Terceira Idade, Associação de Mulheres Nossa Senhora da Esperança & Santa Bahkita, Procon e outros, hoje promove ações, projetos e cursos sociais por meio do projeto Educação para a Cidadania, da Escola Profissionalizante.

Objetivo: propiciar lazer e recreação para a comunidade, por meio de atividades voltadas para o pleno exercício da cidadania.

Público Alvo: Para a comunidade em geral.

 

PROJETO SEMANAS DE CAPACITAÇÃO PARA OS MONITORES E FUNCIONÁRIOS

Para os monitores da Escola Profissionalizante Irmã Maria Dolores, são organizadas Semanas de Capacitação, no início dos semestres letivos, com palestras com temas por eles solicitados e/ou necessários no momento.

 

PROJETO REUNIÕES PEDAGÓGICAS MENSAIS PARA OS MONITORES

Reuniões da Diretoria da Associação Promocional Irmã Maria Dolores com a Administração e Professores/Monitores – para maior entrosamento e interdisciplinaridade da equipe de trabalho.